-
Fotografias:Aidan Halloran
Descrição enviada pela equipe de projeto. Arquitetura comum para uma situação extraordinária. Dado um local excepcional, com condições opostas de condições meteorológicas extremas, vistas espetaculares e a grande proximidade com uma estrada oceânica, a residência é um diagrama simples de uma solução para o enigma - a obtenção de vistas para o mar de todos os quartos, espaços ao ar livre privativos e protegidos , proteção contra o mais forte sol durante o verão, uma pequena implantação no terreno da sensível costa, e uma forma de madeira envelhecida, que, embora visível de uma direção, desaparece lentamente nas árvores que a cercam. O envelhecimento dos materiais externos dará à construção uma história com cinza desbotado e telas de sombreamento de aço pouco enferrujadas formando listras pretas nas paredes e decks. Não há ordem arquitetônica além de servir o programa. O interior é todo em camadas de pinho com uma parede de prateleiras que percorre toda a extensão da casa. Materiais e acabamentos básicos e simples foram utilizados por toda parte, resistente o suficiente para os pés cheios de areia e pranchas de surf, é uma casa propositadamente concebida para ser subserviente ao seu ambiente costeiro exposto.
A casa foi projetada como uma residência semi-permanente para um casal com três filhos adultos, então é dividida para permitir que metade da casa fique desocupada, conforme a necessidade.
Com um escritor e outro surfista, a exposição do local coloca os ocupantes no centro das mudanças climáticas dramáticas da costa - um refúgio estimulante, enquanto sem deixar de ser uma casa de praia básica.
A forma construída está ligada de maneira crucial ao terreno e ao ambiente que o cerca. Fairhaven é uma costa oeste típica, com uma comunidade de casas praia principalmente, com uma variedade de habitações que vão desde cabanas antigas a mansões de diversos milhões de dólares.
As formas simples são uma afirmação para o anterior, quando casas de praia eram residências ocasionais despretensiosas, ao invés de imitar "o estilo de vida dos ricos e famosos". Mesmo que não seja uma habitação humilde, seus materiais, forma e presença são, conscientemente subordinados ao lugar.
A residência é uma verdadeira expressão construída das necessidades dos clientes, não há indulgências irrelevantes. A casa tem se dado bem em todos os extremos do clima local que experienciou.
O paisagista projetou um layout simpático, com plantas nativas, linhas gráficas complementando a edificação retilínea. A base elevada da casa vai eventualmente desaparecer por causa da vegetação, deixando um espaço privativo bastante protegido.